domingo, 4 de agosto de 2013

AEE_Fechamento_Liduina

O professor de AEE exerce um papel importante na construção do conhecimento do aluno, ele é quem identifica, elabora, produz e organiza serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos e reconhece as necessidades e habilidade do aluno elabora e executa o plano de AEE, organiza o tipo e o número de atendimentos, ensina a usar recursos de tecnologia assistiva, acompanha a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum, promove atividades de participação da família e a interface com os serviços de saúde, assistência social e outros, são abertos a articulação com atividades desenvolvidas por professores e demais funcionários da escola, não é tarefa do professor de AEE dá aulas de reforço ou ficar com aluno quando ele esta atrapalhando à aula, ele e a coordenação pedagógica deverão estudar um meio para minimizar o problema enfrentado, contribui com a capacitação dos demais profissionais da escola e da comunidade, no próprio contexto escolar, participa de encontros entre profissionais da escola durante o processo de avaliação, momento em que serão definidas os recursos de tecnologia assistiva a serem utilizados pelos alunos, estabelece o contato inicial com o aluno, a família e com profissionais de diferentes áreas do conhecimento que possam dar contribuições importantes no âmbito da educação.
 O estudo de caso permite que o professor conheça o aluno, suas habilidades, dificuldades para definição dos recursos e atividades que serão desenvolvidas para minimizar as dificuldades enfrentadas pelo aluno.
 O plano de AEE contribui atendendo as necessidades dos alunos, superando ou compensando suas dificuldades, tornando-os independentes e garantindo o acesso e a permanência na escola.

5 comentários:

  1. OLÁ Liduína muito bem enfatizada a função do professor do AEE que é desenvolver as habilidades e autonomia do aluno que tem um a deficiência. Pois muitos ainda confundem que a sala de AEE é um reforço. Ceição Bezerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é colega, vamos lutar para que todos entenda a função da sala de AEE. Liduina

      Excluir
  2. Parabéns Liduina seu texto define muito bem o papel do professor do AEE, visto que, muitas vezes suas funçoes não estão bem definidas pela escola, é bem verdade que devemos dar suporte ao professor da sala regular, mas não podemos dar reforço aos alunos, nem tão pouco atuar como auxiliar de turma, o que é esperado por muitos profissionais. Devemos sim juntos buscar estratégias para garantir o desenvolvimento dos alunos. Parabéns por suas considerações.
    Lanne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liduína
      Em todo momento você faz uma ressalva das funções e das aplicabilidades do Plano de AEE e o trabalho do professor de AEE. A preocupação está presente,pois a escola faz vários conceitos sobre a funcionalidade da SRM/AEE. E aí, poe uma capa para não entender a importância dessa sala. Colaboro em atender alunos com dificuldades de aprendizagem com o objetivo de identificar o déficit cognitivo, mas explico para os colegas, gestores e coordenador pedagógico a função do professor do AEE e qual é o público alvo do AEE. Não deixo de atender um aluno para fazer atividades que estão desvinculadas da SRM. Parabéns! O texto está ótimo! Jane Nogueira.

      Excluir