terça-feira, 10 de novembro de 2015

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

·         O QUE É?

     É o aumento da atividade motora. A criança hiperativa apresenta inquietação física e impulsividade. Pode atingir adultos e adolescentes e geralmente a agitação acontececom os meninos já a desatenção ocorre mais com as meninas. Não é toda criança agitada que apresenta hiperatividade. Para ser diagnosticada com hiperatividade a agitação tem que persistir por seis meses tanto para criança, adulto ou adolescente. Os sintomas estão presentesantes dos 7 anos de idade e estão presentes em dois ou mais contextos (escola, família e trabalho), pode está presente durante toda a vida ou pode diminuir com o passar dos anos. A pessoa que apresenta hiperatividade pode tomar remédios para se acalmar ou não, esta necessita de uma boa agenda ou ajudante que esteja sempre por perto dando orientações, uma vez que é desorganizada e esquecida, não necessariamente acontece em todos os casos.
         A pessoa hiperativa está quase sempre em constante movimento, não consegue ficar quieta. Não se interessa muito tempo por algo que esteja realizando, atividades que precisam de muita concentração ou ficar parada, o hiperativo não gosta, pelo contrário gosta de correr, subir em móveis, janelas, portas, árvores e frequentemente estão em lugares perigosos, pessoas hiperativas adoram esportes de muita adrenalina, estes ainda não conseguem sentar para comer nem mesmo assistir televisão, esperar sua vez em filas, enjoam com facilidades objetos de uso pessoal ou pessoas, são agressivos, desorganizados e esquecidos.

·         CAUSAS:

ü  Ambientais
lesões cerebrais, epilepsia, alguns medicamentos, regime alimentar, intoxicação por chumbo e hereditariedade.

ü  Genéticos
De acordo com estudos foi comprovado que uma pessoa hiperativa tem quatro vezes mais probabilidade de possuir parentes com hiperatividade.

·         DIAGNÓSTICO

ü  Avaliação multidisciplinar
(psiquiatra, terapeuta ocupacional e psicólogo)
ü  Depois de ter sido encaminhado pelo professor, psicopedagogo e fonoaudiólogo.

·         PODE SER:
leve ou grave. Dependendo da gravidade, a hiperatividade pode comprometer o desenvolvimento, expressão linguística, a memória e as habilidades motoras.

ü  TDAH (sintomas de desatenção);
Quando a pessoa apresenta seis (ou mais) dos seguintes sintomas de desatenção persistentes por pelo menos 6 meses, em grau mal-adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento.
Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho entre outras;
Tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.;
Não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções);
Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;
Evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa);
Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais);
 É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
 Esquece atividades diárias.

ü   TDAH (sintomas de hiperatividade/impulsividade)
Quando seis (ou mais) dos seguintes sintomas de hiperatividade persistirem por pelo menos 6 meses, em grau mal-adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento.
Agita as mãos ou os pés.
Abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
Corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação).
Tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
Está"a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor".
Fala em demasia;
Dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas.
Tem dificuldade para aguardar sua vez.
Interrompe ou se mete em assuntos de outros (por ex., intromete-se em conversas ou brincadeiras).

ü   TDAH (combinado).

Quando apresenta os dois sintomas acima na mesma pessoa.

COM TRABALHAR NA SALA DE AULA COM ALUNO QUE APRESENTA TDAH

       Aqui segue algumas instruções para serem trabalhada na sala de aula, porém o professor deve antes de tudo conhecer seu aluno, está em constante diálogo com a família, criar uma parceria, e laços estreitos com ela. Muito importante é registrar os avanços e dificuldades do aluno para ter noção de como desenvolver um trabalho que desenvolva o ensino-aprendizagem, elogie seu aluno, por mais que ele apresente pouco avanço, mas faça disso o acontecimento da escola, fale pra família e todos que fazem parte da escola, esteja sempre instigando a autoestima do aluno e da família.
      O aluno com TDAH necessita sair da sala de aula por uns instantes para que ele consiga relaxar, neste caso entra a ajuda do diretor, coordenador pedagógico, supervisor, porteiro, ASG, e demais funcionário da escola para darem ajuda ao professor deste aluno, cuidando dele quando estiver fora da sala. NÃO coloque para fazer atividades escolares, o aluno já sai da sala por que está cansado delas, então peça pra fazer algo que exija esforço físico pra que gaste suas energias, por exemplo: mande arrumar livros, ajudar em alguma tarefa que esteja sendo realizada no momento sempre com supervisão de um adulto.

- Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe, e de costas para ela;

- Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina;

- Afaste-as de portas e janelas para evitar que se distraiam com outros estímulos;

- Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem;

- Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual;

- Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;

- Repita ordens e instruções; faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu;

- Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões;

- Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o auto-controle;
 Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações;

- O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua autoestima. Procure elogiar ou incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;

- Crianças hiperativas produzem melhor em salas de aula pequenas. Um professor para cada oito alunos é indicado;

- Coloque a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo;


- Proporcione um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de maneira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude;

- Nunca provoque constrangimento ou menospreze o aluno;

- Proporcione trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favoreça oportunidades sociais. Grande parte das crianças com TDAH consegue melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais quando no meio de grupos pequenos;

- Adapte suas expectativas quanto à criança, levando em consideração as deficiências e inabilidades decorrentes do TDAH. Por exemplo: se o aluno tem um tempo de atenção muito curto, não espere que se concentre em apenas uma tarefa durante todo o período da aula;

Proporcione exercícios de consciência e treinamento dos hábitos sociais da comunidade. Avaliação frequente sobre o impacto do comportamento da criança sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante;

- Coloque limites claros e objetivos; tenha uma atitude disciplinar equilibrada e proporcione avaliação frequente, com sugestões concretas e que ajudem a desenvolver um comportamento adequado;

- Desenvolva um repertório de atividades físicas para a turma toda, como exercícios de alongamento ou isométricos;

- Repare se a criança se isola durante situações recreativas barulhentas. Isso pode ser um sinal de dificuldades: de coordenação ou audição, que exigem uma intervenção adicional.

- Desenvolva métodos variados utilizando apelos sensoriais diferentes (som, visão, tato) para ser bem sucedido ao ensinar uma criança com TDAH. No entanto, quando as novas experiências envolvem uma miríade de sensações (sons múltiplos, movimentos, emoções ou cores), esse aluno provavelmente precisará de tempo extra para completar sua tarefa.

Não seja mártir! Reconheça os limites da sua tolerância e modifique o programa da criança com TDAH até o ponto de se sentir confortável. O fato de fazer mais do que realmente quer fazer, traz ressentimento e frustração.

- Permaneça em comunicação constante com o psicólogo ou orientador da escola. Ele é a melhor ligação entre a escola, os pais e o médico.



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