sexta-feira, 27 de junho de 2014

Relação entre o Texto O Modelo dos Modelos com a Prática do AEE


Toda leitura nos conduz a uma reflexão sobre nossa prática pedagógica e a nossa visão a cerca da educação de antes e dos dias atuais.







 Diante das principais ideias do texto "O Modelo dos Modelos" de Calvino e relacionando com o trabalho no Atendimento Educacional Especializado, percebe-se que no primeiro parágrafo, “Houve na vida do senhor Palomar uma época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; [...]. Esse pensamento nos reflete a história da Educação, a qual vem tentando buscar desde há muito tempo atrás a busca pela perfeição eliminando o menos adequado. Vivemos em uma sociedade que cobra de nós a perfeição, estamos sempre na busca de um modelo adequado ao que queremos. Não basta sermos bons, temos de ser os melhores, tanto no mercado de trabalho quanto na vida pessoal. Não há muito espaço para os erros na nossa sociedade, somos cobrados para termos um corpo perfeito, um ótimo trabalho, bons recursos financeiros, e quando nos deparamos com alguma deficiência à cobrança é enorme. A pessoa com deficiência tem que superar todas as barreiras o tempo todo, a maior parte de nossa sociedade acredita que as pessoas com deficiência não são capazes de desenvolver-se como qualquer outra vendo só a deficiência e não o ser humano com grande potencial.

 Nesse momento o professor do AEE percebe que, o que ele aprendeu não está de acordo com essa realidade e confrontam com o modelo existente com novas ideias, estratégias, adaptações e conceitos, concordando com esse sentido as últimas regras do Senhor Palomar eram “verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro, proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam”[...].

             No trecho, [...] “saltava a seus olhos uma paisagem humana em que a monstruosidade e os desastres não eram de todo desaparecidos e as linhas do desenho surgiam deformadas e retorcidas” [...]. Percebe-se uma nova visão de educação nos permitindo perceber que cada um é único, complexo com uma forma de ver, aprender e ser, o que difere dos outros. Assim a prática do AEE é a aceitação da diferença, o respeito mútuo a pauta em novos modelos não impondo uma única forma de ensino, com o cuidado de estar sempre aberto as novas mudanças que surgem no cotidiano, garantindo outras possibilidades de aprendizagens com aberturas as novas teorias/práticas através de experiências exitosas elementares.

 O senhor Palomar deseja uma "variedade de modelos, se possíveis transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se se adapta melhor a uma realidade" [...]. Comparo esse pensamento com a variedade de atividades e adaptação dos materiais que são realizados com os alunos na tentativa da superação das dificuldades dentro e fora da escola, e com a escola que necessita mudar, rever suas práticas, contribuir com as transformações dos sistemas de ensino, valorizar todos os alunos, aprender a conviver e promover o desenvolvimento das particularidades de cada um.
“O modelo dos modelos almejados por Palomar deverá servir para obter modelos transparentes, [...] talvez até mesmo para dissolver os modelos ou até mesmo dissolver-se a si próprio”, relaciono com a quebra do modelo, uma nova educação surge com a luta pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência na sociedade, a obrigatoriedade da escola em receber todos os alunos sem distinção oferecendo um ensino de qualidade, respeitando os ritmos de aprendizagem, interesses, habilidades, dificuldades e com uma proposta de ensino voltada para à  libertação das formas opressoras, estereotipadas e preconceituosas aceitando as diferenças de seus alunos favorecendo a igualdade de oportunidades e acesso ao conhecimento.

O trabalho do AEE é aquele que vê o quase impossível acontecer, acredita que todos são capazes respeitando suas limitações, não vê a deficiência e sim o ser humano com grande potencial, promove o avanço da aprendizagem dos alunos, possibilita novos caminhos e contribui para a superação dos limites. Diante disso o AEE é visto como o que “se depara face a face com a realidade mal padronizável e não homogeneizável, formulando os seus “sins”, os seus “nãos”, os seus “mas””.

Portanto como o senhor Palomar, o professor do AEE busca novos modelos, como também estar aberto para a construção de uma relação pedagógica produtiva, desafiando e experimentando novos conhecimentos, planejando possibilidades de enriquecimento de habilidades, modificando a visão que se tem da incapacidade.

2 comentários:

  1. Muito interessante sua reflexão, bastante relevante, amei!

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  2. Gostei muito também de suas colocações, parabéns,sinto que precisamos nos espelhar sempre nos exemplos do Senhor Palomar.

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