Trabalhando a Rotina
Algumas
estratégias facilitam a aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro do
Autismo como, por exemplo:
O
ambiente não deve ser excessivamente complexo, alguns alunos com TEA têm maior
aproveitamento quando ensinado em pequenos grupos, esse ambiente deve facilitar
a percepção e compreensão por parte do aluno com TEA de relação contingente
entre suas próprias condutas e as do meio, o professor deve manter uma atitude
orientadora e mediadora propiciando o desenvolvimento adequado e compatível com
as potencialidades e a faixa etária do aluno, deve também ser calmo e
previsível, pois deverá ensiná-lo instruções frequentemente, o que para os
outros alunos parece óbvio. Os temas trabalhados devem ter funcionalidade para
a vida do aluno e promova sua independência.
É
importante que o professor propicie a integração de prioridades entre família e
escola. Definir uma programação diária e fixá-la em um local para que o aluno
possa vê-la e utilizá-la. O formato da programação pode ser escrita ou de
figuras, o aprendizado deve partir de objetos concretos e passar
gradativamente, para modelos representacionais e simbólicos, de acordo com as
possibilidades do aluno. Todo e qualquer empenho cognitivo adequado por parte do
aluno deve ser valorizado, estruture rotinas fazendo-a previsível e consciente
para o aluno, ajude-o a reconhecer seus estados emocionais e como reagir diante
deles, relembre sempre os conteúdos já trabalhados e faça a correlação com os
novos, adapte as atividades, mas estimule sempre que ele realize as que não
envolvam sua área de interesse favorita.
Uma
característica do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina
diária, para auxiliá-lo poderemos organizar uma rotina diária/semanal utilizando
fichas, cartazes e um calendário montando passo a passo a rotina.
A atividade abaixo é para alunos com TGD de
todas as idades. Será realizada na sala de aula comum, em casa e no AEE.
Descrição do produto
Calendário todo
plastificado (maior durabilidade), ideal para ensinar as crianças ao dias da
semana, mês e ano etc.
Contendo 70 fichas
plastificadas, sendo elas: dias da semana, dias do mês, 13 datas festivas, anos
de 2009 a 2015.
Medindo 30cm de altura x
29 cm de largura.
Calendário Personalizado
Descrição da imagem: Uma folha de calendário do mês de janeiro de 2011 foi personalizada com os símbolos PCS. Visualizam-se símbolos representativos
do verão "guarda sol" e "sorvete símbolo da festa "ano
novo", viagem, praia, chegada da vovó, aniversário e retorna á casa. Os
símbolos foram aplicados sobre as datas destes eventos.
Utilizar
o sistema baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as
necessidades e/ou interesses individuais. Quando o autista estabelece a
associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à
compreensão. O professor do AEE confecciona a rotina do aluno, pratica com ele,
com o professor da sala de aula e com a família.
O fato de ser feito de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais do aluno, mostra que estão sendo rspeitadas as diferenças individuais, ou seja, aquilo que é peculiar em cada aluno.
ResponderExcluirOi,Liduína!
ResponderExcluirO calendário um ótimo recurso para confecciona com o aluno explorando sua rotina e estimulando seu desenvolvimento cognitivo. Parabéns !