quarta-feira, 4 de junho de 2014

ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR COM ALUNOS AUTISTA



                                                 Trabalhando a Rotina


Algumas estratégias facilitam a aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo como, por exemplo:

          O ambiente não deve ser excessivamente complexo, alguns alunos com TEA têm maior aproveitamento quando ensinado em pequenos grupos, esse ambiente deve facilitar a percepção e compreensão por parte do aluno com TEA de relação contingente entre suas próprias condutas e as do meio, o professor deve manter uma atitude orientadora e mediadora propiciando o desenvolvimento adequado e compatível com as potencialidades e a faixa etária do aluno, deve também ser calmo e previsível, pois deverá ensiná-lo instruções frequentemente, o que para os outros alunos parece óbvio. Os temas trabalhados devem ter funcionalidade para a vida do aluno e promova sua independência.
       É importante que o professor propicie a integração de prioridades entre família e escola. Definir uma programação diária e fixá-la em um local para que o aluno possa vê-la e utilizá-la. O formato da programação pode ser escrita ou de figuras, o aprendizado deve partir de objetos concretos e passar gradativamente, para modelos representacionais e simbólicos, de acordo com as possibilidades do aluno. Todo e qualquer empenho cognitivo adequado por parte do aluno deve ser valorizado, estruture rotinas fazendo-a previsível e consciente para o aluno, ajude-o a reconhecer seus estados emocionais e como reagir diante deles, relembre sempre os conteúdos já trabalhados e faça a correlação com os novos, adapte as atividades, mas estimule sempre que ele realize as que não envolvam sua área de interesse favorita.
       Uma característica do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para auxiliá-lo poderemos organizar uma rotina diária/semanal utilizando fichas, cartazes e um calendário montando passo a passo a rotina. 

   A atividade abaixo é para alunos com TGD de todas as idades. Será realizada na sala de aula comum, em casa e no AEE.


                     

                                                        
Descrição do produto
Calendário todo plastificado (maior durabilidade), ideal para ensinar as crianças ao dias da semana, mês e ano etc.
Contendo 70 fichas plastificadas, sendo elas: dias da semana, dias do mês, 13 datas festivas, anos de 2009 a 2015.
Medindo 30cm de altura x 29 cm de largura.


                                        


                                    Calendário Personalizado
Descrição da imagem: Uma folha de calendário do mês de janeiro de 2011 foi personalizada com os símbolos PCS. Visualizam-se símbolos representativos do verão "guarda sol" e "sorvete símbolo da festa "ano novo", viagem, praia, chegada da vovó, aniversário e retorna á casa. Os símbolos foram aplicados sobre as datas destes eventos.



 Utilizar o sistema baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais. Quando o autista estabelece a associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão. O professor do AEE confecciona a rotina do aluno, pratica com ele, com o professor da sala de aula e com a família.



2 comentários:

  1. O fato de ser feito de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais do aluno, mostra que estão sendo rspeitadas as diferenças individuais, ou seja, aquilo que é peculiar em cada aluno.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Liduína!
    O calendário um ótimo recurso para confecciona com o aluno explorando sua rotina e estimulando seu desenvolvimento cognitivo. Parabéns !

    ResponderExcluir